Apaixonados por Vinhos – Chile

Santiago é uma cidade linda e vibrante. Além das inúmeras atividades e restaurantes para se visitar na Capital Chilena, um dos programas que mais agrada é visitar os vinhedos próximas à Santiago. Abaixo enumero algumas sugestões, inclusive de hotéis muito bacanas para se ficar dentro de vinícolas – Um passeio saboroso e romântico!

MAIPO: é a mais tradicional região vinícola do Chile, famosa pelo Cabernet Sauvignon, além de outras variedades tintas e brancas. O Vale abriga o maior numero de vinícolas do Chile, muitas delas com uma longa tradição vinícola e caves do século 19.

– Vinícola Concha Y Toro: fundada em 1883 por Don Melchor de Concha y Toro, é a maior do Chile. A empresa representa aproximadamente 37% do mercado interno Chileno e quase 32% das exportações chilenas de vinho. A vinícola é uma das mais conhecidas do Chile e por isso está sempre cheia. Muito procurada para um passeio de dia inteiro.

 – Vinícola Almaviva: A Almaviva convida a conhecer seus vinhedos que combinam características provenientes do solo e do clima, com tradições francesas de produção de ótimos vinhos.

 – Vinícola Santa Rita: fundada em 1880, o local abriga o Mudeu Andino, com artefatos pré colombianos e o Restaurante Dona Paula, declarado Monumento Nacional.

CASABLANCA: é uma região do Vale do Aconcágua. Seus primeiros vinhedos foram plantados no começo da década de 80 e foi reconhecida mundialmente pela qualidade de seus vinhos em pouco tempo. O Chardonnay e Sauvignon Blanc são os principais vinhos produzidos nesta região. A produção de uvas vermelhas mais leves também têm crescido na região, aumentando a produção de Pinot Noir.

 Visitas e passeios na região:

 – Vina Loma Larga: localizada no Valle Casablanca a 60 km de Santiago e a apenas 25km do Oceano Pacifico.

– Puro Caballo Equestrian Center: Centro de tradições chilenas com cavalos e cowboys. AS visitas incluem tour pela propriedade, rodeio, drinks e empanadas no almoço.

 – Casa Martin Winery: Vinícola familiar localizada a apenas 4km do oceanos. É a vinícola mais próxima ao Pacifico, fundada em 2000. A vinícola é cercada por montanhas criando um clima excelente para as uvas Premium.

 – Isla Negra: Loca de residência do famoso poeta e escritor Pablo Neruda. É possível visitar a casa, ver a exposição de seus objetos e coleção. O poeta foi lá enterrado no jardim em frete ao oceano.

 – Casa del Bosque Winery: Concebida em 1993 para ser uma vinícola boutique, São 245 hectares de vinhedo e reconhecido por sua produção de Sauvignon Blanc.

 COLCHAGA:

 Uma sub-região do Vale do Rapel. A produção foi iniciada durante a ocupação espanhola na região. Porém a fama do Colchagua é recente, quando algumas vinícolas começaram a produzir vinhos Premium no final da década de 80. A maioria das uvas é da região de Bordeaux e a produção é de Merlot.

 Visitas e passeios na região do Colchaga:

 – Casa Silva Winery: uma das mais antigas e tradicionais vinícolas da região é também uma das mais modernas. Na visita percorrem-se as antigas instalações. Para observar como eram as técnicas de produção de vinho em meados do século 20.

– Montes Winery: estabelecida em 1988, rapidamente desenvolveu vinhos Premium muito reconhecidos como Montes Alpha, Montes Alpha M e Montes Folly.

– Neyen Winery: combina perfeitamente tradição com modernidade. Os vinhedos são do século 19.

Hotéis em Vinícolas:

– Lapostolle Residence: membro da Relais & Chateaux, localizado a cerca de 190 km do aeroporto de Santiago no Valle Colchagua. A vinícola recebe os visitantes para conhecer seus vinhedos e o processo de produção dos vinhos Clos Apalta. O Hotel oferece piscina, visitação à Vinícola, organiza visitas para outras vinícolas do Valle Colchagua, prepara churrascos nos vinhedos, oferece bicicletas, cavalos, ótimo restaurante e adega completa. O Hotel fecha anualmente de 16/06 à 31/08, conta apenas com 4 suítes e aceita crianças – apesar de não ser o foco! http://en.lapostolle.com/lapostolle-residence/residence/.

– La Casona at Matetic Vineyards: localizado o Valle San Antonio, na região de Valparaiso a cerca de 100 km de Santiago, este hotel conta apenas com 7 apartamentos, organiza passeios pelas vinícolas com churrasco, possui bicicletas e cavalos a disposição além de contar com um excelente restaurante com adega completa. Assim como o Lapostello, o hotel também aceita crianças, mas não é o foco do hotel. http://www.mateticvineyards.com/casona/

– Estância Vik: Pertencente a rede VIK de Hotéis (mesmo da Estância Vik e Playa Vik em Jose Ignácio no Uruguai), está localizado a 200 km de Santiago no Valle Mullahue a cerca de 2 horas do aeroporto de Santiago. Uma linda propriedade de 4300 hectares no meio das montanhas oferece apartamentos confortáveis com sistema de meia pensão (café e jantar), bicicletas e cavalos a disposição além de passeios organizados pelas vinícolas. Assim como os demais, a Estância Vik também aceita crianças apesar de não ser o foco.

Must Read